Financiamento: BPI Fundação “la Caixa”

Duração: Janeiro 2022 – Março 2023 

Parceiros: Município de Albergaria-a-Velha, PRAVE – Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha

O Projeto

O projeto Albergaria + Ativa, premiado na 3ª edição do Prémio BPI Fundação “la Caixa” Rural 2021, visa, por um lado, promover o desenvolvimento comunitário em zonas rurais desfavorecidas do concelho de Albergaria-a-Velha através da inclusão e participação da população sénior em atividades de voluntariado ambiental, passeios interpretativos e sessões intergeracionais de partilha de saberes. Por outro lado, este projeto tem também como objetivo promover o envelhecimento ativo e combater o isolamento e exclusão social, sensibilizando a população sénior do concelho de Albergaria-a-Velha para a proteção e conservação da biodiversidade local.

 

A Associação BioLiving é a entidade promotora deste projeto contando com vários parceiros, tais como a Associação Social para Idosos com Vida (ASIV), a PRAVE – Associação de Promoção de Albergaria-a-Velha e a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.

Em contexto urbano mas principalmente em contexto rural, a população sénior tem vindo a ser cada vez mais afetada pelo isolamento e consequente exclusão social, problemáticas acentuadas com a pandemia causada pela COVID-19 pela necessidade de proteger esta população mais sensível do contágio e pela obrigatoriedade do confinamento profilático geral. Tanto a saúde física como cognitiva e mental são afetadas por estes fatores, principalmente nesta população. 

 

Foram desenvolvidas e dinamizadas diversas ações, mais concretamente:

  • ações de voluntariado para grupos de seniores (recolha de lixo, ações de plantação, sementeiras, criação de horta comunitária e de canteiros de flores apícolas e instalação de abrigos de fauna), promovendo a educação ambiental e as boas práticas de cidadania ambiental;
  • passeios interpretativos em grupo (caminhadas, passeios botânicos e sensoriais, e observação de aves e anfíbios), dando a conhecer a fauna e flora dos espaços naturais;
  • sessões intergeracionais de partilha mútua de saberes (costura, carpintaria, cestaria, horticultura, fazer pão, moagem do cereal, usar as redes sociais e boas práticas de separação de resíduos), valorizando o conhecimento de cada geração aproximando-as pela partilha, e fomentando a interação social, o respeito mútuo e uma cidadania de diálogo e solidariedade.

No final do projeto esperava-se que os participantes vissem melhoradas as suas condições físicas, cognitivas e emocionais resultando numa melhoria da sua qualidade de vida. Paralelamente esperava-se que estivessem mais sensíveis às questões ambientais da comunidade, aumentando o seu sentimento de pertença, melhorando a sua situação em termos de inclusão social e aumentando a sua motivação para a vida e o envelhecimento ativo e saudável.

Recursos disponíveis

No site do projeto encontrará vários produtos e recursos que poderá consultar e descarregar gratuitamente:

  1. Relatório diagnóstico que analisa a perceção pública do trabalho e importância das ONG e outros grupos cívicos nas áreas ambiental e social nos cinco países parceiros do projeto.
  2. Guia de introdução à mentoria de estagiários em ONGs para ajudar líderes associativos com pouca experiência em acolhimento de estagiários e/ou voluntários.
  3. Curso de Formação sobre Empreendorismo Verde e Social e Liderança Associativa
  4. Guia para fundação e financiamento de ONGs para quem quer saber sobre os primeiros passos a ter em conta antes de constituir uma ONG, o processo de fundação, dicas de gestão e exemplos de financiamentos.
  5. Documento Político que resume os principais resultados do projeto evidenciando e discutindo porque é relevante uma mudança e evolução na política associada ao terceiro sector tanto a nível nacional como europeu.

albergaria + ativa em números

Ao longo do projeto, o Albergaria + Ativa envolveu diretamente centenas de pessoas nas mais variadas atividades e eventos:

ATIVIDADES
+ 0
SENIORES ENVOLVIDOS
0
VOLUNTÁRIOS
0

Testemunhos

STRATOS CHATZIGIANNAKIS

"O curso foi esclarecedor em todos os aspectos. A interacção com empreendedores sociais de toda a Europa, bem como as ferramentas e técnicas aprendidas, terão definitivamente impacto nas nossas acções futuras".

MONA FISCHER

"O NGEurope é uma excelente maneira de aprender sobre empreendedorismo social e de começar a pensar de formas inovadoras, bem como a ser mais ativo. Além disso, conheci muitas pessoas muito inspiradoras e ganhei um sentimento de ligação e solidariedade com outros cidadãos europeus".

GONÇALO ABREU

"O projecto NGeurope foi uma excelente oportunidade para o meu crescimento pessoal. Não esperava que este curso de formação me desafiasse a deixar a minha zona de conforto e me desse a conhecer tantas realidades diferentes sobre os temas da liderança e do ambiente. Graças a esta experiência aprendi sobre a importância do terceiro sector do desenvolvimento de soluções mais sustentáveis para problemas comunitários a nível local. Além disso, tive a oportunidade de conhecer muitas ONGs, não só no meu país mas também no estrangeiro. Através do programa de imersão do projecto, trabalhei num campo de voluntariado internacional e conheci ainda mais pessoas de diferentes partes do mundo. Esta experiência permitiu-me trabalhar as minhas competências linguísticas, mas sobretudo as minhas capacidades de liderança que aprendi no curso de formação. Obrigado NGeurope pela experiência incrível!"