O envelhecimento da população é um desafio global com impactos sociais, económicos e de saúde. Devido às baixas taxas de natalidade e ao aumento da esperança média de vida, a Europa enfrenta um crescente envelhecimento da população. Este cenário exige ações concretas para garantir que a população sénior se mantenha ativa na sociedade. Ao mesmo tempo, a proteção ambiental e a luta contra as alterações climáticas exigem a participação de toda a sociedade.
Em Portugal, somos o quarto país da União Europeia com maior percentagem de idosos a viver sozinhos. O isolamento social é um problema crescente, e o voluntariado ambiental pode ser uma ferramenta poderosa para combater esta realidade. Envolver os seniores em atividades de conservação da natureza permite que se sintam valorizados, produtivos e conectados com a comunidade, promovendo um envelhecimento mais saudável.
Grey4Green – Senior volunteers for nature conservation é um projeto co-financiado pelo programa Erasmus+ e que tem como principal objetivo envolver os cidadãos seniores em programas de voluntariado ambiental, promovendo a sua participação ativa na sociedade e incentivando a intergeracionalidade. Além disso, pretende capacitar profissionais do setor da terceira idade para desenvolver e implementar iniciativas que conciliam o bem-estar dos idosos com ações ambientais.
O projeto Grey4Green baseia-se na experiência da BioLiving no trabalho com a população idosa, iniciado com o projeto Albergaria + Ativa, que envolveu quatro freguesias de Albergaria-a-Velha e promoveu atividades como jogos intergeracionais, ações de sensibilização ambiental e workshops de sementeiras e plantações. Agora, o Grey4Green amplia essa missão a um nível europeu, criando novas oportunidades de participação sénior em ações ambientais significativas.

Ao longo de quase três anos de projeto, o Grey4Green envolveu diretamente cerca de 400 pessoas nas mais variadas atividades e eventos, tais como dois cursos formativos, três mobilidades sénior e seis eventos multiplicadores.
Entre os vários recursos produzidos pelo consórcio, destacam-se o Manual de Implementação – Voluntários Seniores na Natureza, o Documento Político para “Desvendar o potencial do Envelhecimento Ativo para a Conservação da Natureza” e Pacote de vídeos informativos em inglês (pode consultar gratuitamente os recursos através do site do projeto aqui).


Os trabalhos da BioLiving em matérias de inclusão social para seniores e a conservação da natureza têm demonstrado que é possível combinar a proteção ambiental com o bem-estar dos idosos, criando oportunidades para um envelhecimento mais significativo. Ao valorizar a experiência e conhecimento da população sénior e ao promover a sua participação na sociedade, contribuímos para comunidades mais inclusivas e resilientes.
Sobre a BioLiving:
A Associação BioLiving é uma Organização Não-Governamental de Ambiente (ONGA), cujo trabalho se foca em quatro áreas de atuação:
🌱 Conservação da Natureza;
🌱 Educação e Formação Ambiental;
🌱 Monitorização e Consultadoria Ambiental;
🌱 Ação e Inclusão Social.
Depois de mais de uma década de trabalho em prol da natureza e da educação ambiental, nasceu, em 2016, em Frossos, Albergaria-a-Velha, a Associação BioLiving, com o objetivo de levar “Natureza e Educação para Todos”, em Portugal e no estrangeiro.