Nº de Projeto: 617210-EPP-1-2020-1-AL-EPPKA2-CBY-WB
Financiamento: Programa Erasmus+
Duração: Outubro 2020 – Novembro 2022
Parceiros: Build Green Group (Albânia), Asociatia Tinerilor cu Initiativa Civica (Roménia), Association for Valuable Opportunities (Bósnia e Herzegovina), Elpidoxori (Grécia), Europski Klaster Alpe Adria Pannonia (Sérvia), Joqeveritare Thy Udruzenje (Kosovo), Zdruzhenie za Zashtita i Unapreduvanje na Zhivotnata Sredina Eko-Logik Skopje (Macedónia do Norte)
Contactos/Canais de comunicação
O Projeto
Digital Green Skills for Climate Change Adaption and Mitigation Strategies é um projeto co-financiado pelo programa Erasmus+ e é o quarto projeto europeu da BioLiving. Sob a coordenação da Build Green Group, uma ONG da Albânia, tem como parceiros a Associação BioLiving, em Portugal; a associação Asociatia Tinerilor cu Initiativa Civica, da Roménia; a Association for Valuable Opportunities, da Bósnia; a associação Elpidoxori, da Grécia; a associação Europski Klaster Alpe Adria Pannonia, da Sérvia; a organização Joqeveritare Thy Udruzenje, do Kosovo; e a associação Zdruzhenie za Zashtita i Unapreduvanje na Zhivotnata Sredina Eko-Logik Skopje, da Macedónia.
As consequências das alterações climáticas são uma séria preocupação para o bem-estar das gerações atuais e futuras e é urgente que todos nós, de forma individual e coletiva, nos consciencializemos das nossas responsabilidades ambientais e de que forma nos podemos adaptar e mitigar os efeitos das alterações climáticas. Assim, é importante desenvolver projetos que incentivem os jovens a envolverem-se ativamente em questões ambientais nas suas comunidades e este projeto ambiciona isso mesmo: promover uma economia mais verde através da capacitação dos jovens para a digitalização e empreendedorismo verde, incentivando-os a ser mais participativos em questões ambientais e a criar empregos mais ambientalmente responsáveis.
No âmbito deste projeto cada parceiro criou um mapa digital da região onde desenvolve o seu trabalho onde é possível explorar os indicadores mais visíveis dos efeitos das alterações climáticas nessa região, hot-spots de biodiversidade, exemplos de negócios ecologicamente sustentáveis, NGOs locais e oportunidades de criação de empregos/projetos verdes na região. Foram também realizados três intercâmbios culturais onde jovens dos vários países parceiros se puderam juntar, discutir e partilhar ideias e experiências, falar sobre o trabalho desenvolvido no âmbito deste projeto e desenvolver novas competências a nível digital que lhes poderão ser bastante úteis no futuro. Com o término do projeto, foi também realizada uma conferência internacional onde se juntaram as organizações parceiras e partes interessadas locais para apresentar os principais resultados do projeto e debater o seu potencial de aplicação para a mitigação das alterações climáticas.
No site do projeto encontrará os vários recursos desenvolvidos que poderá consultar e descarregar gratuitamente.
Inspiração verde de toda a Europa!
O Observatório NGEurope é uma plataforma online integrada no website do projeto que nos permite partilhar casos de sucesso dos cinco países parceiros. Estas ONGs vão desde associações de âmbito mais local até às que trabalham a nível nacional e que pelo seu modo de ação, de gestão ou de impacte que têm nas comunidades onde atuam, consideramos exemplos de sucesso.
Nesta plataforma encontram-se informações básicas sobre as várias ONGs: áreas de atuação, os projetos desenvolvidos e em curso, mecanismos de financiamento, parcerias, entre outras.
Queremos que esta plataforma de divulgação seja uma ponte de contacto entre as ONGs e possíveis voluntários ou até eventuais parceiros. Explore e inspire-se!
Recursos disponíveis
No site do projeto encontrará vários produtos e recursos que poderá consultar e descarregar gratuitamente:
- Relatório diagnóstico que analisa a perceção pública do trabalho e importância das ONG e outros grupos cívicos nas áreas ambiental e social nos cinco países parceiros do projeto.
- Guia de introdução à mentoria de estagiários em ONGs para ajudar líderes associativos com pouca experiência em acolhimento de estagiários e/ou voluntários.
- Curso de Formação sobre Empreendorismo Verde e Social e Liderança Associativa
- Guia para fundação e financiamento de ONGs para quem quer saber sobre os primeiros passos a ter em conta antes de constituir uma ONG, o processo de fundação, dicas de gestão e exemplos de financiamentos.
- Documento Político que resume os principais resultados do projeto evidenciando e discutindo porque é relevante uma mudança e evolução na política associada ao terceiro sector tanto a nível nacional como europeu.
DIGITAL GREEN SKILLS em números
Ao longo de dois anos de projeto, o Digital Green Skills envolveu diretamente dezenas de pessoas nas mais variadas atividades e eventos:
Testemunhos
STRATOS CHATZIGIANNAKIS
"O curso foi esclarecedor em todos os aspectos. A interacção com empreendedores sociais de toda a Europa, bem como as ferramentas e técnicas aprendidas, terão definitivamente impacto nas nossas acções futuras".
MONA FISCHER
"O NGEurope é uma excelente maneira de aprender sobre empreendedorismo social e de começar a pensar de formas inovadoras, bem como a ser mais ativo. Além disso, conheci muitas pessoas muito inspiradoras e ganhei um sentimento de ligação e solidariedade com outros cidadãos europeus".
GONÇALO ABREU
"O projecto NGeurope foi uma excelente oportunidade para o meu crescimento pessoal. Não esperava que este curso de formação me desafiasse a deixar a minha zona de conforto e me desse a conhecer tantas realidades diferentes sobre os temas da liderança e do ambiente. Graças a esta experiência aprendi sobre a importância do terceiro sector do desenvolvimento de soluções mais sustentáveis para problemas comunitários a nível local. Além disso, tive a oportunidade de conhecer muitas ONGs, não só no meu país mas também no estrangeiro. Através do programa de imersão do projecto, trabalhei num campo de voluntariado internacional e conheci ainda mais pessoas de diferentes partes do mundo. Esta experiência permitiu-me trabalhar as minhas competências linguísticas, mas sobretudo as minhas capacidades de liderança que aprendi no curso de formação. Obrigado NGeurope pela experiência incrível!"