Nº de Projeto: 2020-1-PT01-KA201-078789
Financiamento: Programa Erasmus+
Duração: Setembro 2020 – Fevereiro 2022
Parceiros: Universidade de Aveiro, Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, escola Péter András Gimnázium és Kollégium, escola Sancta Maria College, escola IES Pedro Jiménez Montoya, Serious Games Society
O Projeto
Gamers4Nature – Mission Earth é um projeto co-financiado pelo programa Erasmus+ e é o terceiro projeto europeu da BioLiving. Sob a coordenação da Universidade de Aveiro, tem como parceiros a Associação BioLiving e o Agrupamento de Escolas Emídio Garcia, em Portugal; a escola Péter András Gimnázium és Kollégium, na Hungria; a escola Sancta Maria College, na Irlanda; a escola IES Pedro Jiménez Montoya, em Espanha; e a Serious Games Society, na Itália.
Atualmente, metade da população mundial vive em zonas urbanas. Esta migração para as cidades combinada com o número de horas que principalmente os jovens despendem em atividades sedentárias envolvendo meios eletrónicos, podem estar na origem da severa diminuição do seu contacto com a natureza e desconexão com a meio natural. A forma como compreendemos e experimentamos a natureza influencia a forma como agimos perante ela e a nossa consciência ambiental. Assim, quanto maior for a nossa ligação à natureza mais será a nossa vontade de a proteger.
Foi assim que surgiu o Gamers4Nature – Mission Earth, da necessidade de promover uma maior conexão dos jovens com a natureza adotando novas abordagens, como a utilização de jogos digitais, uma vez que estes jogos já fazem parte do dia-a-dia destes jovens. Usando uma linguagem por eles conhecida, este projeto tem como objetivo incentivar os jovens não só a jogar jogos educativos, mas criá-los de raiz. Assim, através de atividades de educação ambiental em meio natural e informação teórica, os jovens adquirem o conhecimento acerca de temas ambientais que lhes permitirá criar uma narrativa de jogo, pensando nas personagens, nos objetivos, nos níveis de jogo, entre outros elementos, e de seguida programar esse mesmo jogo.
O Gamers4Nature pretende assim consciencializar os mais jovens para questões ambientais, fazendo-os refletir sobre elas de forma crítica para poderem criar uma narrativa de jogo e incentivá-los a colaborar e trocar ideias com os colegas, a trabalhar em equipa, a ser mais confiantes e sentirem-se mais realizados.
Combinando a interação física em ambientes naturais e a narrativa interativa e imersiva do jogos digitais, surge uma abordagem inovadora na promoção do conhecimento sobre a preservação ambiental e a conservação da biodiversidade.
Inspiração verde de toda a Europa!
O Observatório NGEurope é uma plataforma online integrada no website do projeto que nos permite partilhar casos de sucesso dos cinco países parceiros. Estas ONGs vão desde associações de âmbito mais local até às que trabalham a nível nacional e que pelo seu modo de ação, de gestão ou de impacte que têm nas comunidades onde atuam, consideramos exemplos de sucesso.
Nesta plataforma encontram-se informações básicas sobre as várias ONGs: áreas de atuação, os projetos desenvolvidos e em curso, mecanismos de financiamento, parcerias, entre outras.
Queremos que esta plataforma de divulgação seja uma ponte de contacto entre as ONGs e possíveis voluntários ou até eventuais parceiros. Explore e inspire-se!
Recursos disponíveis
No site do projeto encontrará vários produtos e recursos que poderá consultar e descarregar gratuitamente:
- Relatório diagnóstico que analisa a perceção pública do trabalho e importância das ONG e outros grupos cívicos nas áreas ambiental e social nos cinco países parceiros do projeto.
- Guia de introdução à mentoria de estagiários em ONGs para ajudar líderes associativos com pouca experiência em acolhimento de estagiários e/ou voluntários.
- Curso de Formação sobre Empreendorismo Verde e Social e Liderança Associativa
- Guia para fundação e financiamento de ONGs para quem quer saber sobre os primeiros passos a ter em conta antes de constituir uma ONG, o processo de fundação, dicas de gestão e exemplos de financiamentos.
- Documento Político que resume os principais resultados do projeto evidenciando e discutindo porque é relevante uma mudança e evolução na política associada ao terceiro sector tanto a nível nacional como europeu.
Green Meme Effect em números
Ao longo de três anos de projeto, o Green Meme Effect envolveu diretamente centenas de pessoas nas mais variadas atividades e eventos:
Testemunhos
STRATOS CHATZIGIANNAKIS
"O curso foi esclarecedor em todos os aspectos. A interacção com empreendedores sociais de toda a Europa, bem como as ferramentas e técnicas aprendidas, terão definitivamente impacto nas nossas acções futuras".
MONA FISCHER
"O NGEurope é uma excelente maneira de aprender sobre empreendedorismo social e de começar a pensar de formas inovadoras, bem como a ser mais ativo. Além disso, conheci muitas pessoas muito inspiradoras e ganhei um sentimento de ligação e solidariedade com outros cidadãos europeus".
GONÇALO ABREU
"O projecto NGeurope foi uma excelente oportunidade para o meu crescimento pessoal. Não esperava que este curso de formação me desafiasse a deixar a minha zona de conforto e me desse a conhecer tantas realidades diferentes sobre os temas da liderança e do ambiente. Graças a esta experiência aprendi sobre a importância do terceiro sector do desenvolvimento de soluções mais sustentáveis para problemas comunitários a nível local. Além disso, tive a oportunidade de conhecer muitas ONGs, não só no meu país mas também no estrangeiro. Através do programa de imersão do projecto, trabalhei num campo de voluntariado internacional e conheci ainda mais pessoas de diferentes partes do mundo. Esta experiência permitiu-me trabalhar as minhas competências linguísticas, mas sobretudo as minhas capacidades de liderança que aprendi no curso de formação. Obrigado NGeurope pela experiência incrível!"