Financiamento: Projeto voluntário
Duração: Junho 2021 – Em curso
Parceiros: Município de Vila Nova de Gaia
O Projeto
O projeto “Agir entre Marés” nasceu em junho de 2021, com o objetivo de contribuir para a conservação dos ambientes marinho e estuarino, bem como gerar maior envolvimento da comunidade no sentido de aumentar a consciência e literacia ambiental sobre o oceano e os recursos que este encerra.
Os oceanos albergam uma diversidade de vida extraordinária e surpreendente, mas a quantidade de lixo com que fauna e flora partilham este gigante habitat é preocupante. São mais de 150 milhões de toneladas de plástico à deriva nos oceanos, segundo dados do Parlamento Europeu. Nas praias portuguesas, 90% do lixo marinho encontrado é de plástico, sendo que deste valor 31% são de produtos de uso único e 9,6% provêm da pesca. Isto significa que todos somos responsáveis pelo impacto negativo gerado aos ecossistemas marinhos pelo uso pouco consciente de materiais poluentes e quase indestrutíveis, como o plástico.
O lixo marinho pode representar uma arma, que compromete a saúde e a vida dos que lá vivem, que por efeito em cadeia acaba por chegar ao nosso organismo e qualidade de vida. Ameaças como o aprisionamento de animais, a ingestão de resíduos plásticos, o transporte de espécies exóticas invasoras, a degradação em pequenos fragmentos e entrada na cadeia alimentar, são alguns dos principais impactos do lixo marinho.
Recursos disponíveis
No site do projeto encontrará vários produtos e recursos que poderá consultar e descarregar gratuitamente:
- Relatório diagnóstico que analisa a perceção pública do trabalho e importância das ONG e outros grupos cívicos nas áreas ambiental e social nos cinco países parceiros do projeto.
- Guia de introdução à mentoria de estagiários em ONGs para ajudar líderes associativos com pouca experiência em acolhimento de estagiários e/ou voluntários.
- Curso de Formação sobre Empreendorismo Verde e Social e Liderança Associativa
- Guia para fundação e financiamento de ONGs para quem quer saber sobre os primeiros passos a ter em conta antes de constituir uma ONG, o processo de fundação, dicas de gestão e exemplos de financiamentos.
- Documento Político que resume os principais resultados do projeto evidenciando e discutindo porque é relevante uma mudança e evolução na política associada ao terceiro sector tanto a nível nacional como europeu.
AGIR ENTRE MARÉS em números
Ao longo do projeto, o Agir entre Marés envolveu diretamente centenas de pessoas nas mais variadas atividades e eventos:
Foram criadas várias parcerias a fim de fortalecer laços entre o setor associativo e também empresarial, com vista a alargar o alcance do projeto. Assim, contamos com a colaboração do Município de Gaia (Reserva Natural Local do Estuário do Douro), da VO.U. (Voluntariado Universitário da Universidade do Porto), entre outros. Com tal rede de parceiros, fazemos conjugar na mesma equação, comunidade – ambiente – cultura – economia.
Adicionalmente, colaboramos no Dia Internacional de Limpeza Costeira através da recolha e monitorização do lixo marinho, evento nacional promovido pela Fundação Oceano Azul.
Testemunhos
STRATOS CHATZIGIANNAKIS
"O curso foi esclarecedor em todos os aspectos. A interacção com empreendedores sociais de toda a Europa, bem como as ferramentas e técnicas aprendidas, terão definitivamente impacto nas nossas acções futuras".
MONA FISCHER
"O NGEurope é uma excelente maneira de aprender sobre empreendedorismo social e de começar a pensar de formas inovadoras, bem como a ser mais ativo. Além disso, conheci muitas pessoas muito inspiradoras e ganhei um sentimento de ligação e solidariedade com outros cidadãos europeus".
GONÇALO ABREU
"O projecto NGeurope foi uma excelente oportunidade para o meu crescimento pessoal. Não esperava que este curso de formação me desafiasse a deixar a minha zona de conforto e me desse a conhecer tantas realidades diferentes sobre os temas da liderança e do ambiente. Graças a esta experiência aprendi sobre a importância do terceiro sector do desenvolvimento de soluções mais sustentáveis para problemas comunitários a nível local. Além disso, tive a oportunidade de conhecer muitas ONGs, não só no meu país mas também no estrangeiro. Através do programa de imersão do projecto, trabalhei num campo de voluntariado internacional e conheci ainda mais pessoas de diferentes partes do mundo. Esta experiência permitiu-me trabalhar as minhas competências linguísticas, mas sobretudo as minhas capacidades de liderança que aprendi no curso de formação. Obrigado NGeurope pela experiência incrível!"