Como parte do projeto Erasmus+ Green Meme Effect, a Associação BioLiving organizou dois eventos ambientais locais, em Portugal. Estas iniciativas tiveram como objetivo promover o conhecimento científico, a consciência ambiental e a participação da comunidade na proteção da natureza.
Perto do Halloween, a BioLiving organizou o já habitual evento noturno emocionante, “Noite das Criaturas das Trevas”. Cerca de 20 participantes reuniram-se num cenário misterioso e educativo—uma antiga escola primária abandonada transformada numa “Casa Assombrada”, em Frossos, Albergaria-a-Velha.
O objetivo do evento foi desmistificar a fauna noturna frequentemente considerada “assustadora”, como morcegos, rãs, aranhas e centopeias. Os participantes envolveram-se num desafio interativo em grupo, resolvendo quatro enigmas sobre biodiversidade noturna. Uma das atividades mais emocionantes foi investigar a misteriosa morte de uma aranha-lobo-radiada (Hogna radiata), para que deduzissem qual o predador responsável. Através da análise de pistas relacionadas com as principais características e comportamentos de vários grupos faunísticos, as equipas identificaram com sucesso o “culpado”, promovendo uma melhor compreensão destas criaturas mal interpretadas e do seu papel no ecossistema.


Mais tarde, para assinalar o Dia Nacional do Mar em Portugal, a BioLiving liderou uma ação de limpeza costeira em colaboração com o Colégio da Areosa e do Município de Vila Nova de Gaia. Alunos, famílias e professores uniram esforços para remover aproximadamente 120kg de lixo marinho da Reserva Natural Local do Estuário do Douro. Um dos resíduos mais recolhidos foram toalhitas descartáveis, o que gerou reflexões sobre o impacto ambiental dos hábitos de consumo diário. Para além da recolha de resíduos, os participantes descobriram diversas espécies marinhas, fortalecendo a sua ligação à natureza e reforçando a importância da proteção dos habitats.



Através de experiências imersivas na natureza e trabalho prático de conservação, os participantes não só adquiriram conhecimento, mas também desenvolveram uma maior valorização pela biodiversidade nativa. A BioLiving continua a liderar estes esforços, utilizando abordagens criativas para inspirar e capacitar comunidades rumo a um futuro mais sustentável.
Para saber mais sobre o projeto europeu Green Meme Effect, visite o site aqui.
Sobre a BioLiving:
A Associação BioLiving é uma Organização Não-Governamental de Ambiente (ONGA), cujo trabalho se foca em quatro áreas de atuação:
🌱 Conservação da Natureza;
🌱 Educação e Formação Ambiental;
🌱 Monitorização e Consultadoria Ambiental;
🌱 Ação e Inclusão Social.
Depois de mais de uma década de trabalho em prol da natureza e da educação ambiental, nasceu, em 2016, em Frossos, Albergaria-a-Velha, a Associação BioLiving, com o objetivo de levar “Natureza e Educação para Todos”, em Portugal e no estrangeiro.