Financiamento: Fundo Recomeçar (Santa Casa da Misericórdia de Lisboa)

Duração: Maio – Dezembro 2019

Parceiros: Município da Figueira da Foz

O Projeto

O projeto FLORESTA+ visou promover a educação para a cidadania e a cultura de segurança ambiental nas comunidades da Figueira da Foz afetadas pelos incêndios de 2017.  Este projeto foi coordenado pela Associação BioLiving em parceria com a Câmara Municipal da Figueira da Foz e com o apoio financeiro da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa através do Fundo Recomeçar.

Como um dos principais objetivos, este projeto pretendeu sensibilizar as comunidades locais da Figueira da Foz para a importância das florestas nativas, assim como para a sua valorização e alternativa aos modelos florestais vigentes. 

As ações do projeto englobaram o controlo de espécies exóticas invasoras, formações sobre modelos de gestão florestal sustentável com proprietários florestais e atividades de educação ambiental com alunos do 1º ao 3º ciclo de escolaridade.

 

No total, foram envolvidas mais de 1000 pessoas no decorrer do projeto, onde resultou, entre outros indicadores, a sementeira de 1400 bolotas de carvalho-alvarinho (Quercus robur) semeadas por 750 alunos de diferentes escolas da Figueira da Foz. Foram produzidos e distribuídos manuais de boas práticas florestas e mini-guias de fauna e flora locais para informar, educar e capacitar as comunidades locais.

Recursos disponíveis

No site do projeto encontrará vários produtos e recursos que poderá consultar e descarregar gratuitamente:

  1. Relatório diagnóstico que analisa a perceção pública do trabalho e importância das ONG e outros grupos cívicos nas áreas ambiental e social nos cinco países parceiros do projeto.
  2. Guia de introdução à mentoria de estagiários em ONGs para ajudar líderes associativos com pouca experiência em acolhimento de estagiários e/ou voluntários.
  3. Curso de Formação sobre Empreendorismo Verde e Social e Liderança Associativa
  4. Guia para fundação e financiamento de ONGs para quem quer saber sobre os primeiros passos a ter em conta antes de constituir uma ONG, o processo de fundação, dicas de gestão e exemplos de financiamentos.
  5. Documento Político que resume os principais resultados do projeto evidenciando e discutindo porque é relevante uma mudança e evolução na política associada ao terceiro sector tanto a nível nacional como europeu.

floresta+ em números

Ao longo do projeto, o FLORESTA+ envolveu diretamente centenas de pessoas nas mais variadas atividades e eventos:

PESSOAS ENVOLVIDAS
+ 0
ALUNOS
0
BOLOTAS DE CARVALHO-GALEGO SEMEADAS
0

Testemunhos

STRATOS CHATZIGIANNAKIS

"O curso foi esclarecedor em todos os aspectos. A interacção com empreendedores sociais de toda a Europa, bem como as ferramentas e técnicas aprendidas, terão definitivamente impacto nas nossas acções futuras".

MONA FISCHER

"O NGEurope é uma excelente maneira de aprender sobre empreendedorismo social e de começar a pensar de formas inovadoras, bem como a ser mais ativo. Além disso, conheci muitas pessoas muito inspiradoras e ganhei um sentimento de ligação e solidariedade com outros cidadãos europeus".

GONÇALO ABREU

"O projecto NGeurope foi uma excelente oportunidade para o meu crescimento pessoal. Não esperava que este curso de formação me desafiasse a deixar a minha zona de conforto e me desse a conhecer tantas realidades diferentes sobre os temas da liderança e do ambiente. Graças a esta experiência aprendi sobre a importância do terceiro sector do desenvolvimento de soluções mais sustentáveis para problemas comunitários a nível local. Além disso, tive a oportunidade de conhecer muitas ONGs, não só no meu país mas também no estrangeiro. Através do programa de imersão do projecto, trabalhei num campo de voluntariado internacional e conheci ainda mais pessoas de diferentes partes do mundo. Esta experiência permitiu-me trabalhar as minhas competências linguísticas, mas sobretudo as minhas capacidades de liderança que aprendi no curso de formação. Obrigado NGeurope pela experiência incrível!"