Nº de Projeto: 2021-1-DK01-KA220-ADU-000026601
Financiamento: Programa Erasmus+
Duração: Fevereiro 2022 – Em curso
Parceiros: FO-Aarhus, Município de Lousada, Association des Agences de la Democratie Locale, Centre for Advancement of Research and Development in Educational Technology Ltd – Cardet, Agência do Ambiente da Islândia
O Projeto
Grey4Green – Senior volunteers for nature conservation é um projeto co-financiado pelo programa Erasmus+ e é o sexto projeto europeu da BioLiving. Sob a coordenação da FO-Aarhus, uma ONG da Dinamarca, tem como parceiros a Associação BioLiving e o Município de Lousada, de Portugal; a Association des Agences de la Democratie Locale, de França; o Centre for Advancement of Research and Development in Educational Technology Ltd – Cardet, do Chipre; e a Agência do Ambiente da Islândia, da Islândia.
O envelhecimento da população é um fenómeno mundial com grandes implicações para todos os setores da sociedade. Devido às baixas taxas de natalidade, ao aumento da esperança média de vida e às dinâmicas de fluxo de migração, a população mundial está a “tornar-se cinzenta”, e a Europa não é exceção. O envelhecimento da população traz consigo questões sociais, de saúde, económicas, entre outras. Em todos os países, medidas para ajudar os idosos a permanecer ativos e participativos são uma necessidade, e não um luxo. A ONU e a Comissão Europeia concordam que o envelhecimento de qualidade é uma responsabilidade de todos (atores privados, públicos e cívicos), e só pode ser criado e sustentado através da participação de múltiplos setores.
Por outro lado, o ambiente e a luta contra as alterações climáticas são uma questão constante e que requer uma ação urgente, com o envolvimento de todos os atores da sociedade.
Tendo isto em consideração, o projeto Grey4Green pretende promover o envelhecimento ativo e a inclusão social, e contribuir para a ação climática através do envolvimento dos cidadãos idosos em programas de voluntariado de conservação da natureza e através da capacitação do pessoal que trabalha no setor da 3.ª idade para desenvolver e implementar tais programas. Visa também apoiar a aprendizagem de adultos (idosos e pessoal que trabalha com a 3.ª idade) através de formação de elevada qualidade e intercâmbios internacionais, promovendo competências e aptidões essenciais, ao mesmo tempo que valoriza os idosos e todo o seu potencial como cidadãos produtivos e como agentes de mudança.
Inspiração verde de toda a Europa!
O Observatório NGEurope é uma plataforma online integrada no website do projeto que nos permite partilhar casos de sucesso dos cinco países parceiros. Estas ONGs vão desde associações de âmbito mais local até às que trabalham a nível nacional e que pelo seu modo de ação, de gestão ou de impacte que têm nas comunidades onde atuam, consideramos exemplos de sucesso.
Nesta plataforma encontram-se informações básicas sobre as várias ONGs: áreas de atuação, os projetos desenvolvidos e em curso, mecanismos de financiamento, parcerias, entre outras.
Queremos que esta plataforma de divulgação seja uma ponte de contacto entre as ONGs e possíveis voluntários ou até eventuais parceiros. Explore e inspire-se!
Recursos disponíveis
No site do projeto encontrará vários produtos e recursos que poderá consultar e descarregar gratuitamente:
- Relatório diagnóstico que analisa a perceção pública do trabalho e importância das ONG e outros grupos cívicos nas áreas ambiental e social nos cinco países parceiros do projeto.
- Guia de introdução à mentoria de estagiários em ONGs para ajudar líderes associativos com pouca experiência em acolhimento de estagiários e/ou voluntários.
- Curso de Formação sobre Empreendorismo Verde e Social e Liderança Associativa
- Guia para fundação e financiamento de ONGs para quem quer saber sobre os primeiros passos a ter em conta antes de constituir uma ONG, o processo de fundação, dicas de gestão e exemplos de financiamentos.
- Documento Político que resume os principais resultados do projeto evidenciando e discutindo porque é relevante uma mudança e evolução na política associada ao terceiro sector tanto a nível nacional como europeu.
Green Meme Effect em números
Ao longo de três anos de projeto, o Green Meme Effect envolveu diretamente centenas de pessoas nas mais variadas atividades e eventos:
Testemunhos
STRATOS CHATZIGIANNAKIS
"O curso foi esclarecedor em todos os aspectos. A interacção com empreendedores sociais de toda a Europa, bem como as ferramentas e técnicas aprendidas, terão definitivamente impacto nas nossas acções futuras".
MONA FISCHER
"O NGEurope é uma excelente maneira de aprender sobre empreendedorismo social e de começar a pensar de formas inovadoras, bem como a ser mais ativo. Além disso, conheci muitas pessoas muito inspiradoras e ganhei um sentimento de ligação e solidariedade com outros cidadãos europeus".
GONÇALO ABREU
"O projecto NGeurope foi uma excelente oportunidade para o meu crescimento pessoal. Não esperava que este curso de formação me desafiasse a deixar a minha zona de conforto e me desse a conhecer tantas realidades diferentes sobre os temas da liderança e do ambiente. Graças a esta experiência aprendi sobre a importância do terceiro sector do desenvolvimento de soluções mais sustentáveis para problemas comunitários a nível local. Além disso, tive a oportunidade de conhecer muitas ONGs, não só no meu país mas também no estrangeiro. Através do programa de imersão do projecto, trabalhei num campo de voluntariado internacional e conheci ainda mais pessoas de diferentes partes do mundo. Esta experiência permitiu-me trabalhar as minhas competências linguísticas, mas sobretudo as minhas capacidades de liderança que aprendi no curso de formação. Obrigado NGeurope pela experiência incrível!"