Financiamento: Projeto voluntário

Duração: Setembro 2017 – Em curso

Parceiros: Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, Município da Figueira da Foz

O Projeto

A Associação BioLiving e o Departamento de Biologia da Universidade de Aveiro, em colaboração com a Câmara Municipal da Figueira da Foz, desenvolveram um projeto que visava envolver e cativar os mais jovens e a comunidade em geral para as temáticas ambientais em torno das nossas florestas – o Projeto RENASCER.

A missão deste projeto era transmitir o valor e a importância de preservar e defender a nossa floresta, promover o contacto com a natureza, incentivar a responsabilidade ecológica de cada um, através da mudança de atitudes e de comportamentos face ao ambiente.

Lamentavelmente, praticamente todos os anos o nosso país é fustigado por incêndios florestais, devido a uma combinação de fatores ambientais e sociais. O ano 2017 foi provavelmente um dos piores de que Portugal tem memória, tendo os incêndios não só destruído grande parte da nossa floresta, mas também afetado a vida de dezenas de famílias. Estes eventos foram (mais) um alerta e reforçaram, da pior forma, a necessidade de repensarmos a gestão das florestas portuguesas e a preservação do nosso património natural.

 

Com o projeto Renascer foram feitas ações de educação ambiental com professores de várias escolas do Município da Figueira da Foz, de forma a que estes pudessem transmitir o conhecimento adquirido aos seus alunos. Posteriormente, foram distribuídas mais de 1000 árvores e bolotas para semear a cerca de 1500 alunos das 30 escolas envolvidas no projeto (do pré-escolar ao secundário) para serem plantadas no outono/inverno de 2018, pelos próprios.

Recursos disponíveis

No site do projeto encontrará vários produtos e recursos que poderá consultar e descarregar gratuitamente:

  1. Relatório diagnóstico que analisa a perceção pública do trabalho e importância das ONG e outros grupos cívicos nas áreas ambiental e social nos cinco países parceiros do projeto.
  2. Guia de introdução à mentoria de estagiários em ONGs para ajudar líderes associativos com pouca experiência em acolhimento de estagiários e/ou voluntários.
  3. Curso de Formação sobre Empreendorismo Verde e Social e Liderança Associativa
  4. Guia para fundação e financiamento de ONGs para quem quer saber sobre os primeiros passos a ter em conta antes de constituir uma ONG, o processo de fundação, dicas de gestão e exemplos de financiamentos.
  5. Documento Político que resume os principais resultados do projeto evidenciando e discutindo porque é relevante uma mudança e evolução na política associada ao terceiro sector tanto a nível nacional como europeu.

renascer em números

Ao longo do projeto, o RENASCER envolveu diretamente centenas de pessoas nas mais variadas atividades e eventos:

ESCOLAS
0
ALUNOS
0
ÁRVORES E BOLOTAS DISTRIBUÍDAS
+ 0

Testemunhos

STRATOS CHATZIGIANNAKIS

"O curso foi esclarecedor em todos os aspectos. A interacção com empreendedores sociais de toda a Europa, bem como as ferramentas e técnicas aprendidas, terão definitivamente impacto nas nossas acções futuras".

MONA FISCHER

"O NGEurope é uma excelente maneira de aprender sobre empreendedorismo social e de começar a pensar de formas inovadoras, bem como a ser mais ativo. Além disso, conheci muitas pessoas muito inspiradoras e ganhei um sentimento de ligação e solidariedade com outros cidadãos europeus".

GONÇALO ABREU

"O projecto NGeurope foi uma excelente oportunidade para o meu crescimento pessoal. Não esperava que este curso de formação me desafiasse a deixar a minha zona de conforto e me desse a conhecer tantas realidades diferentes sobre os temas da liderança e do ambiente. Graças a esta experiência aprendi sobre a importância do terceiro sector do desenvolvimento de soluções mais sustentáveis para problemas comunitários a nível local. Além disso, tive a oportunidade de conhecer muitas ONGs, não só no meu país mas também no estrangeiro. Através do programa de imersão do projecto, trabalhei num campo de voluntariado internacional e conheci ainda mais pessoas de diferentes partes do mundo. Esta experiência permitiu-me trabalhar as minhas competências linguísticas, mas sobretudo as minhas capacidades de liderança que aprendi no curso de formação. Obrigado NGeurope pela experiência incrível!"