Para comemorar o Dia Mundial das Zonas Húmidas, foi apresentada a curta-metragem “À Descoberta das Tradições na Pateira de Frossos”, um tributo à riqueza cultural e ecológica deste ecossistema único, em Albergaria-a-Velha.
A Associação BioLiving, a Sociedade Portuguesa de Ecologia (SPECO) e o Município de Albergaria-a-Velha uniram esforços para produzir uma curta-metragem que dá a conhecer as principais práticas culturais associadas à Pateira de Frossos. O filme destaca a importância da conservação destas tradições, inseridas numa zona húmida de grande valor ecológico, pertencente ao Baixo Vouga Lagunar e à Rede Natura 2000.
A apresentação pública da curta-metragem realizada no dia 4 de fevereiro de 2025, no Centro de Interpretação da Pateira de Frossos, em Albergaria-a-Velha, foi uma excelente oportunidade para explorar as riquezas culturais e ambientais da Pateira de Frossos e promover uma maior conexão da comunidade com este ecossistema.
Tendo como ponto de partida os complexos, ricos e frágeis habitats da Pateira de Frossos, a curta-metragem destaca práticas tradicionais, como a cestaria com salgueiro-branco e a confeção de esteiras de bunho, que estão intimamente ligadas tanto ao património cultural como à sustentabilidade ecológica.
Com o falecimento da última artesã local, Natália de Jesus, em 2024, a arte da confeção de esteiras de bunho está em risco de se perder, pelo que o principal objetivo desta iniciativa é transmitir conhecimento, inspirar esforços de conservação e envolver a comunidade local, promovendo uma ligação duradoura com a Pateira de Frossos.
A iniciativa, que conta com o apoio da MedWet – The Mediterranean Wetlands Initiative e com a realização de Diego Alves, insere-se nas comemorações do Dia Mundial das Zonas Húmidas que se celebra no dia 2 de fevereiro. Esta data assinala a adoção da Convenção de Ramsar, em 1971, relativa à conservação e ao uso sustentável das zonas húmidas.
As zonas húmidas, áreas naturais alagadas com água, sazonalmente ou em permanência, são de uma importância ecológica e social fundamental para a qualidade de vida de todos. Ao abrigarem diversas espécies e promoverem a regulação dos fluxos dos rios e o controlo de cheias, entre tantos outros serviços, as zonas húmidas têm um papel essencial para as atividades humanas, tais como a pesca e agricultura, mas também o turismo, o artesanato, e muito mais.
Que este filme seja um renovado convite para todos: Venham descobrir a Pateira de Frossos!
Sobre a BioLiving:
A Associação BioLiving é uma Organização Não-Governamental de Ambiente (ONGA), cujo trabalho se foca em quatro áreas de atuação:
🌱 Conservação da Natureza;
🌱 Educação e Formação Ambiental;
🌱 Monitorização e Consultadoria Ambiental;
🌱 Ação e Inclusão Social.
Depois de mais de uma década de trabalho em prol da natureza e da educação ambiental, nasceu, em 2016, em Frossos, Albergaria-a-Velha, a Associação BioLiving, com o objetivo de levar “Natureza e Educação para Todos”, em Portugal e no estrangeiro.


