A Associação BioLiving foi uma das entidades beneficiárias do PAPERA – Programa de Apoio a Projetos e Eventos da Região de Aveiro 2023 e, através deste apoio, foi possível realizar 18 atividades e sensibilizar cerca de 350 participantes para a importância da proteção dos valores naturais e culturais da região. Conheça os principais resultados neste artigo.
O apoio do PAPERA – Programa de Apoio a Projetos e Eventos da Região de Aveiro 2023 contribuiu para que a Associação BioLiving expandisse a sua missão “Natureza e Educação para Todos” ao longo deste ano, no âmbito do projeto CIRA Natura.
Os objetivos estabelecidos no início incluíam:
-
Educar a população da Região de Aveiro para a gestão sustentável dos recursos naturais e a importância da biodiversidade, dando a conhecer algumas espécies protegidas e raras de Portugal;
-
Promover a cidadania consciente e ativa da comunidade, incluindo os jovens estudantes da região, assim como o associativismo ambiental na região, mostrando como as pessoas podem ser mais ativas nas suas comunidades;
-
Aliar a valorização do património natural existente na Região de Aveiro à valorização do seu vasto património histórico e cultural;
-
Promover a cultura científica e literacia em áreas geográficas com menos oportunidades sociais e culturais.
Para isto, ao longo de nove meses, a Associação BioLiving dinamizou 18 atividades de sensibilização ambiental que assumiram diversas tipologias, tais como observação de fauna e flora, voluntariado ambiental, conversas informais e ainda a conferência anual sobre temas de sustentabilidade e gestão ambiental – BioFÓRUM.
As atividades decorreram gratuitamente de Março a Novembro de 2023, nos concelhos de Albergaria-a-Velha, Estarreja e Aveiro, e envolveram cerca de 350 participantes.
Ao longo do projeto foram estabelecidas diversas parcerias com entidades locais, às quais muito agradecemos, como o Município de Albergaria-a-Velha e o Centro de Interpretação da Pateira de Frossos, a AdRA – Águas da Região de Aveiro, estabelecimentos como Associação Cultural Mercado Negro, Café Amizade e Route 66, bem como o Núcleo de Estudantes de Biologia e o Núcleo de Estudantes de Biologia e Geologia da Associação Académica da Universidade de Aveiro. Deixamos ainda o nosso grande agradecimento aos voluntários que nos ajudaram na dinamização das atividades, bem como a todas as pessoas que nelas participaram.
Terminado o projeto, estamos certos que sensibilizámos mais pessoas para a proteção dos valores naturais e culturais da Região de Aveiro e inspirámos à ação local para criar mudanças positivas nas suas comunidades, tal como pretendemos continuar a fazer no futuro.
O projeto CIRA Natura foi dinamizado pela Associação BioLiving, com o apoio da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro através do PAPERA 2023.
Sobre a BioLiving:
A Associação BioLiving é uma Organização Não-Governamental de Ambiente (ONGA), cujo trabalho se foca em quatro áreas de atuação:
🌱 Conservação da Natureza;
🌱 Educação e Formação Ambiental;
🌱 Monitorização e Consultadoria Ambiental;
🌱 Ação e Inclusão Social.
Depois de mais de uma década de trabalho em prol da natureza e da educação ambiental, nasceu, em 2016, em Frossos, Albergaria-a-Velha, a Associação BioLiving, com o objetivo de levar “Natureza e Educação para Todos”, em Portugal e no estrangeiro.